quarta-feira, 27 de junho de 2012

ÓLEO DE SEMENTES DE GROSELHA NEGRA


ÓLEO DE GROSELHA NEGRA

Nome científico: Ribes nigrum L.
Família: Grossulariaceae
Nome popular: Groselha preta, groselha negra, Black currant (Inglês),  Cassis (Françês) e Grosella negra (espanhol)

Perfumes, cremes, pomadas, infusões, ...

A groselha negra, associada a outros aromas frutais cítricos e amadeirados, entra na composição de fragrâncias frutais utilizadas na produção de muitos perfumes.

Indicada na prevenção do envelhecimento prematuro e para atenuar linhas de expressão na área dos olhos, a groselha negra é uma planta originária da Europa oriental e central, cujos frutos são fonte de vitamina C (200 mg por 100 g) até 4 vezes mais que a laranja, e de outros antioxidantes naturais: as antocianinas, que são pigmentos do grupo dos bioflavonóides que protege as plantas contra os raios UV, evitando a produção de radicais livres.

A groselha negra apresenta outras substâncias fenólicas que conferem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, como suas folhas que apresentam propriedades adstringentes e antissépticas, uma vez que possuem óleos essenciais, taninos e vitamina C.

O óleo da semente de groselha negra, também conhecido como Blackcurrant oil, é uma rica fonte de ácido gama linolênico (GLA), juntamente com outros ácidos graxos poliinsaturados.

A groselha negra é importante no tratamento das peles doentes, secas e nas patologias dermatológicas, principalmente nas que apresentam distúrbios na quantidade e na qualidade dos ácidos graxos de estrutura lipídica, que comprometem da capacidade regenerativa, além de trazer benefícios em casos de dermatite atópica e na psoríase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário